Nossa flora

Algodoeiro da praia

O algodoeiro-da-praia é uma árvore originária do Sudeste Asiático, sendo cultivada nas Américas. No Brasil, é usada na arborização urbana, por apresentar copa ornamental e pela beleza de suas flores.

Saiba mais

Amendoeira da praia

A Amendoeira-da-praia é uma espécie arbórea exótica invasora, muito comum em todo o Brasil. De rápido crescimento, copa vistosa e sombra densa, foi introduzida no país desde o início de sua colonização, para arborizar ruas e praças, especialmente em municípios litorâneos.

Saiba mais

Aroeira vermelha

A aroeira é uma espécie arbustiva ou arbórea de médio porte, como copa muito ramificada, amplamente distribuída no Brasil, especialmente na região litorânea. Suas folhas exalam forte aroma de terebintina quando amassadas.

Saiba mais

Bougainville

A espécie é muito semelhante e frequentemente confundida com ‘sua prima’ Bougainvillea spectabilis. É um arbusto lenhoso, espinhento, escandente e vigoroso, ou pode apresentar porte arbóreo. Suas flores são pequenas e envolvidas por três brácteas vistosas, róseas ou lilases.

Saiba mais

Bromélia

Aechmea blanchetiana uma espécie endêmica da restinga (vegetação sobre depósitos arenosos litorâneos) dos estados da Bahia e Espírito Santo. É uma erva de caule reduzido. As folhas são longas, estreitas e brilhantes, dispostas em camadas circulares, com aspecto de uma roseta.

Saiba mais

Flamboyant

Espécie arbórea exótica, de 6 a 10 metros, de crescimento rápido, introduzida no Brasil desde o início da colonização para arborizar ruas e praças. Copa frondosa com ramos vigorosos, horizontais e longos. Floresce intensamente nos meses da primavera, com flores vermelhas, alaranjadas ou amareladas.

Saiba mais

Ipê Amarelo

Esta espécie ainda não foi identificada ao nível específico, permanecendo como Handroanthus indet (de ‘indeterminada’). Os gêneros botânicos Handroanthus e Tabebuia incluem juntos cerca de 40 espécies arbóreas nativas no Brasil, conhecidas como Ipês.

Saiba mais

Ipê Rosa

Espécie arbórea, que pode alcançar mais de 30 metros de altura, cultivada no Brasil para fins ornamentais. Suas flores são grandes e muito vistosas, com formato de trombeta, de cor rosa, com a base amarelada.

Saiba mais

Mangueira

Árvore frondosa, nativa da Índia e Sudeste Asiático, sendo trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. As folhas são aromáticas. As flores são pequenas, rosadas, dispostas em inflorescências nas pontas dos ramos.

Saiba mais

Oiti

Espécie arbórea, nativa e restrita (endêmica) à Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. Sua copa fornece ótima sombra, sendo por isso indicada para a arborização de praças, jardins e ruas, principalmente em cidades litorâneas e da região Norte.

Saiba mais

Paineira de espinhos

A Paineira-de-espinhos é uma espécie arbórea, com 4-6 metros, endêmica da Caatinga e da Mata Atlântica do Brasil. Cresce frequentemente sobre afloramentos rochosos. Apresenta o tronco e os ramos revestidos por muitos acúleos (espinhos) grandes e afiados.

Saiba mais

Jerivá

Palmeira arbórea, com até 20 metros de altura, nativa do Brasil. Apresenta estipe (tronco) solitário. É uma das espécies nativas mais utilizadas no paisagismo urbano e rural, sendo altamente recomendada para arborização urbana, por ser muito decorativa e pelo fácil transplante de plantas adultas.

Saiba mais

Pinheiro de Norfolk

A espécie é muito utilizada para fins ornamentais, inclusive como árvore de natal. Apresenta tronco retilíneo, robusto, e pode chegar a 65 metros de altura. Possui crescimento lento e vida longa.

Saiba mais

Pitangueira

Arbusto ou árvore de pequeno porte, com tronco tortuoso, nativa, mas não restrita ao Brasil. Muito comum nas áreas de restinga (vegetação sobre solos arenosos litorâneos) do Sudeste brasileiro.

Saiba mais

Taboa

A Taboa é uma espécie herbácea, nativa do Brasil, com caule do tipo rizoma (subterrâneo), que cresce nas margens de lagoas e represas, brejos e pântanos, sobre solos permanente ou temporariamente alagados. É muito resistente à salinidade. Possui propagação rápida, formando populações grandes e densas, e é amplamente distribuída no Brasil, sendo considerada espécie invasora em vários países e ilhas.

Saiba mais

Açacurana

Árvore espinhosa, nativa do Brasil, com 20-30 metros de altura. Suas flores são vistosas, de coloração laranja, sendo utilizadas como condimento por populações nativas. A polinização das flores é realizada por aves.

Saiba mais

Coité

Árvore de pequeno a médio porte, amplamente cultivada na região amazônica desde períodos pré-colombianos. Embora as populações domesticadas da Árvore-de-cuia ocorram em toda a região neotropical, sua distribuição original é incerta, sendo provavelmente nativa da América Central.

Saiba mais

Goiabeira

Arvoreta, de 3 a 6 metros de altura, com tronco tortuoso, casca lisa, descamante, de coloração marrom-clara. A espécie não é nativa do Brasil e sim naturalizada, podendo inclusive se comportar com invasora, especialmente em áreas mais abertas e iluminadas.

Saiba mais

Leucena

Pequena árvore introduzida no Brasil por seu alto potencial forrageiro. Hoje, encontra-se naturalizada e amplamente distribuída pelo país. Apresenta rápido crescimento e alta taxa de reprodução, sendo considerada espécie invasora no Brasil e em dezenas de outros países.

Saiba mais

Clúsia

Arbusto ou pequena árvore, muito cultivada no Brasil como planta ornamental, principalmente em regiões litorâneas do Sudeste. Suas folhas são opostas, arredondadas, lisas e carnosas. A espécie possui látex branco, abundante.

Saiba mais